Técnico de Vendas
Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes
Técnico de Serviços Jurídicos
Técnico de Biblioteca, Arquivo e Documentação
Técnico de Instalações Eléctricas
Técnico de Apoio Psicossocial
Técnico de Informática de Gestão
Técnico de Contabilidade
ACESSO – 9º ANO
O ensino profissional é hoje reconhecido como um percurso de valor acrescentado, permitindo a inserção qualificada no mercado de trabalho, mas também o prosseguimento de estudos.
PERFIL DE DESEMPENHO DE CADA CURSO
O Técnico de Informática de Gestão é o profissional qualificado que desenvolve competências no âmbito da moderna gestão das organizações, nomeadamente na construção de modelos de gestão de negócios/projectos criando matrizes com recurso a aplicações informáticas para as micro, pequenas e médias empresas, com vista à eficácia de resultados. Está apto para apoiar a coordenação de departamentos de informática e proceder ao desenvolvimento, instalação e utilização de aplicações informáticas em qualquer área funcional de uma organização/empresa.
As actividades fundamentais a desempenhar por este técnico são:
Instalar, configurar e efectuar a manutenção de diferentes sistemas operativos e software de aplicação. Instalar, configurar, desenvolver e efectuar a manutenção de Bases de Dados. Avaliar, participar na escolha de utilitários e participar nas politicas de segurança em sistemas informáticos. Desenvolver aplicações na área de gestão. Avaliar e participar na escolha de ferramentas de gestão. Analisar, testar e implementar ferramentas de gestão. Parametrizar e adequar a necessidades específicas, ferramentas de gestão existentes. Analisar convenientemente problemas existentes e propor soluções adequadas aos meios existentes na empresa; Desenvolver módulos que complementem as aplicações de gestão à medida das necessidades da empresa. Desenvolver, distribuir, instalar e efectuar a manutenção de aplicações informáticas, utilizando ambientes e linguagens de programação orientadas a objectos, procedimentais e visuais. Desenvolver, instalar e manter servidores, páginas e sistemas de informação nas tecnologias Web. Colaborar na gestão de meios humanos, materiais e financeiros. Participar na execução da contabilidade geral da empresa. Apoiar no processamento de salários. Utilizar aplicações de facturação, stocks, contas correntes, imobilizadas, contabilidade e salários. Participar na organização dos processos e procedimentos das obrigações fiscais. Participar nos processos e procedimentos referentes aos diversos regimes de protecção social. Apoiar o expediente e arquivo. Participar na elaboração de relatórios e mapas de gestão.
O Técnico de Instalações Eléctricas é o profissional qualificado que no respeito pelas normas de higiene e segurança e regulamentos específicos desempenha tarefas de carácter técnico relacionados com a execução de instalações eléctricas de utilização, de baixa e média tensão, de comando, sinalização e protecção, efectuando também o diagnóstico de avarias ou deficiências e colaborando na sua reparação.
As actividades fundamentais a desempenhar por este técnico são:
Seleccionar criteriosamente componentes, materiais e equipamento com base nas suas características tecnológicas e de acordo com as normas e regulamentos existentes. Interpretar e utilizar correctamente manuais, esquemas e outra literatura técnica fornecida pelos fabricantes. Efectuar operações de correcção, ajuste e manutenção segundo as instruções do fabricante. Analisar e interpretar anomalias de funcionamento e formular hipóteses de causas prováveis. Aplicar e respeitar as normas e regulamentos relacionados com a actividade que desenvolve. Aplicar e respeitar as normas de protecção do ambiente e de prevenção, higiene e segurança no trabalho. Executar instalações de baixa tensão, nomeadamente instalações de utilização, colectivas, alimentação, comando, sinalização, protecção e industriais. Efectuar a manutenção e reparação de instalações de utilização, industriais e distribuição de energia eléctrica. Efectuar a instalação, manutenção e reparação de equipamentos específicos na área da domótica. Efectuar estimativas de custos e orçamentos de instalações.
O Técnico de Biblioteca, Arquivo e Documentação é o profissional qualificado que, no domínio dos princípios da biblioteconomia e da arquivística, está apto, sob orientação do técnico superior da área, a executar as tarefas inerentes ao processamento documental, tendo em vista a conservação e a difusão de documentos e informação, por forma a preservar o património documental e satisfazer diferentes necessidades de utilizadores /clientes, quer em bibliotecas ou serviços de documentação e informação, quer em instituições de arquivo ou serviços de arquivo.
As actividades principais a desempenhar por este técnico são: registar, descrever, organizar, cotar e acondicionar documentos, em qualquer suporte, segundo as normas aplicáveis em bibliotecas, arquivos e serviços de documentação; participar na avaliação, selecção, aquisição e eliminação de documentos, de acordo com os princípios estabelecidos e as políticas seguidas em qualquer tipo de biblioteca, arquivo ou serviço de documentação, de natureza pública ou privada; participar na construção de inventários, catálogos, guias e índices, utilizando sistemas manuais ou automatizados, em bibliotecas, arquivos e serviços de documentação; apoiar os utilizadores / clientes das unidades documentais na pesquisa de informação; participar na organização de serviços de atendimento e de empréstimo, bem como na preparação de acções de difusão da informação, tais como publicações, exposições ou visitas de estudo; participar em tarefas de gestão de recursos, gestão de projectos e gestão da qualidade, em unidades documentais; aplicar as normas vigentes de Segurança e Saúde no Trabalho ao contexto laboral específico.
O Técnico de Contabilidade é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas contabilísticas e administrativas, inerentes ao correcto funcionamento das empresas e outras organizações, nomeadamente nos domínios do planeamento, organização, execução e controlo de acordo com a legislação aplicável.
As actividades fundamentais a desempenhar por este técnico são:
Preencher documentação comercial e fiscal de uso corrente; Preparar a informação e a documentação das empresas e outras organizações, no âmbito das funções de: aprovisionamento, produção, pessoal, comercial, administrativa e financeira; Organizar, classificar e registar documentos contabilísticos, em função do seu conteúdo, utilizando para o efeito o Plano Oficial de Contas do sector respectivo e normas fiscais vigentes; Arquivar os documentos relativos à actividade contabilística; Consultar, interpretar, analisar sintetizar e avaliar a informação constante das peças contabilísticas; Utilizar as aplicações informáticas específicas; Auxiliar o TOC nas tarefas por ele atribuídas no que se refere à recolha de dados necessários à elaboração, pela gestão, de relatórios periódicos da situação económico-financeira da empresa e outras organizações, nomeadamente, orçamentos, planos de acção e inventários.
O Técnico de Serviços Jurídicos é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas administrativas e processuais, de apoio à actividade desenvolvida nos Tribunais/Julgados de Paz, nos Cartórios Notariais, nas Conservatórias de Registos, nos Escritórios de Advogados e Solicitadores e nos Gabinetes Jurídicos das Empresas/Instituições.
As actividades principais a desempenhar por este técnico são:
No âmbito dos Tribunais / Julgados de Paz: movimentar processos e cumprir actos processuais; prestar assistência aos magistrados e mediadores nas diversas diligências; assegurar o serviço de atendimento ao público e apoio administrativo; assegurar o serviço externo; utilizar as aplicações informáticas específicas.
No âmbito dos Cartórios Notariais e Conservatórias de Registo: efectuar o atendimento ao público; prestar assistência aos notários e conservadores na prática dos respectivos actos; assegurar o serviço externo; utilizar aplicações informáticas.
No âmbito dos Escritórios de Advogados e Solicitadores: assegurar o atendimento geral; efectuar o serviço externo; executar o serviço de expediente do escritório; utilizar aplicações informáticas.
No âmbito dos Gabinetes Jurídicos das Empresas/Instituições: assessorar o contencioso; executar o respectivo expediente; efectuar o serviço externo; utilizar aplicações informáticas.
O Técnico de Vendas é o profissional qualificado apto a realizar a prospecção de mercado e a promover e efectuar a venda de produtos e/ou serviços, através de contactos estabelecidos com clientes, com vista à sua satisfação e fidelização.
As actividades fundamentais a desempenhar por este técnico são:
Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação; Promover, informar e divulgar com vista a efectuar a venda de produtos e/ou serviços; Assegurar o serviço de apoio ao cliente; Organizar e gerir os ficheiros dos clientes mantendo actualizada a informação referente ao desenvolvimento da actividade com vista a responder eficazmente às solicitações do mercado; Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à sua actividade profissional.
O Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes é o profissional que coordena, organiza e executa tarefas relativas à instalação e manutenção de jardins e espaços verdes, de acordo com o projecto e respeitando as normas de segurança e saúde no trabalho agrícola e de protecção do ambiente.
As actividades fundamentais a desempenhar por este técnico são:
Analisar projectos e outras especificações técnicas, de forma a identificar os dados necessários ao trabalho a realizar; Proceder à preparação do terreno para instalação de jardins e espaços verdes; Proceder à instalação das espécies ornamentais de acordo com as especificações técnicas do projecto; Proceder à manutenção de jardins e espaços verdes, tendo em conta os hábitos vegetativos das espécies e as condições edafo-climáticas; Organizar e registar dados referentes ao trabalho realizado, de forma a fornecer os elementos técnicos e contabilísticos necessários à gestão; Proceder à condução, operação e regulação de máquinas e equipamentos de jardinagem e agrícolas; Elaborar orçamentos relativos às operações culturais a realizar, tendo em conta os custos, as áreas a utilizar e os tempos de trabalho; Executar a conservação e a limpeza dos equipamentos e instalações inerentes ao trabalho desenvolvido.
Sem comentários:
Enviar um comentário